E o mercado artístico mudou radicalmente ainda mais uma vez. Caso você esteja contabilizando, deve ser a terceira ou quarta vez esta semana. E pode ir se acostumando porque daqui por diante vai ser assim mesmo. É, tirar a cara das partituras (ou do roteiro, ou dos rascunhos) e olhar ao redor de quando em vez.

E o que está acontecendo ao seu redor neste momento é que algumas editoras estão aprendendo a dar atenção para Booktubers. Hein? O quê? Bão, booktubers é a nova modinha de falar sobre um livro que você gostou em frente à uma câmera e dar upload para o Youtube. O que parece uma brincadeira divertida. Até a figura juntar seus 4 ou 5 milhões de visualizações. Aí a porra ficou séria.

É tão simples que a gente fica pensando por que isso não surgiu antes. Ser booktuber não requer prática, nem tampouco habilidades. Basta fazer isso:

Tão simples que qualquer mané alfabetizado é capaz de fazer. Este gatão de meia idade aí em riba está se especializando em ser um booktuber de livros de empreendedorismo e focando apenas em livros que possam contribuir para a carreira dos artistas e demais criativos. E esse bonitão também está buscando ler um livro por semana ao longo de um ano. Não está fácil!

Existem outros, com foco mais amplo, ou seja do tipo que lê qualquer coisa que lhe cai nas mãos.

Enquanto, sim, é uma boa ideia ler obsessivamente e ter um canal no Youtube, o que eu estou calculando aqui é que, se um determinado booktuber tenha lá seus 100 mil assinantes no canal, é claro que as editoras ficarão de olho na figura, porque isso já pode representar, de imediato, divulgação daquele novo lançamento para 100 mil pessoas. E isso em um booktuber. E se a editora enviar o livro novo para uns 10 ou 15 booktubers?

E, claro, essa divulgação custa uma fração do que um anúncio na TV ou no UOL custa.

Mas, se você me conhece e já me acompanha há algum tempo, sabe que eu não me daria por satisfeito só aí. Dane-se a editora, por que é que você não está mandando o(s) seu(s) livro(s) para esses booktubers todos? Podem ser pessoas legais? Eu, pelo menos, sou super legal. Minha mãe que disse.

Comentários

comments