Mentoria? O que é isso?

Tá f*!@ viver de arte no Brasil?

Se você chegou até aqui, isso provavelmente significa que em algum momento você parou para pensar se estava no caminho certo na sua carreira. Parece que por mais que você tente, estude e busque, as coisas parecem não andar do jeito que você gostaria, nem trazer os resultados que você espera.yoda-watercolor-painting-olechkadesign

Até a sua família já perguntou em algum momento quando você vai aparecer na Globo!

Será que um projeto de Lei Rouanet vai resolver todos os meus problemas? Será que eu preciso investir em marketing? Onde? Como? Será que eu preciso produzir algo mais popular?

É natural se questionar. Mas não se preocupe porque tudo o que você precisa saber para viver de arte está mais perto do que parece.

Será que viver de arte no Brasil é mesmo um grande mistério?

Os últimos 10 anos da minha vida foram dedicados a estudar, aprender e realizar tudo o que é necessário para obter sucesso na produção cultural no Brasil. E eu notei que todo esse aprendizado pode trazer muitos melhores resultados na produção cultural, sem influenciar a criatividade artística.

Você achou que eu ia sugerir você fazer uma coisa mais popular, não achou? Eu nunca vou mudar a arte dentro de você, esse não é meu papel.

Meu papel é transformar a sua carreira e te dar chances reais de atingir seus objetivos.

E, confie em mim, não é difícil. Tem público para todo mundo e alguém está procurando por aquilo que você produz. Bastas se conectar com o seu público que aos poucos as coisas vão se encaixando no lugar e se resolvendo.

Então, o que é essa mentoria?

O que a gente precisa fazer é se conhecer e começar a conversar sobre as realidades desse mercado, dimensionar as suas expectativas e começar a trabalhar. E olha que tem bastante trabalho para fazer:

Primeiro, vamos entender que mundo é esse que está se configurando ao nosso redor e como você se encaixa nele, depois em que cenário você está inserido e quais as suas expectativas. Em seguida, vamos desbancar alguns mitos sobre a produção cultural e começar a entender essa de que ninguém dá valor ao meu trabalho. Aí a gente vai estudar um pouco de comunicação, marca, empreendedorismo, linhas de produtos, marketing, experiência do cliente, fidelização do cliente, 4 P’s do marketing, público alvo, imprensa, leis de incentivo, vendas, ética nos negócios, produtividade, marketing digital, site, redes sociais, direitos autorais, o futuro do seu negócio, finanças pessoais e atéééé… aposentadoria. Ufa!

Tudo isso.

Só que, é claro, a gente não vai ficar conversando até o fim da vida. Esse programa de mentoria todo deve durar em torno de uns 14 meses, mais ou menos (depende um pouco do seu interesse em cada tópico).

E como funciona?

E essa é a parte boa: tudo do conforto da sua casa. A gente se encontra via skype uma vez por semana, sempre no mesmo horário e conversa sobre cada um desses assuntos e progride em função do seu trabalho, com as suas dificuldades e a sua realidade.

Às vezes eu vou passar algumas atividades para você fazer de uma semana para outra, para encontrar respostas para algumas das nossas dúvidas (tipo lição de casa!)

Interessou? Ficou curioso? Quer saber mais? Quer conversar um pouco sobre isso?

falecom@felipetazzo.com.br